sábado, 26 de janeiro de 2013

Linguagem corporal denuncia Lance Armstrong - Vídeo



Boa tarde, 

António Sacavém, um especialista português em linguagem corporal, analisou as reações não-verbais que Lance Armstrong usou na entrevista a Oprah Winfrey, na qual fala sobre dopping. 



A linguagem corporal é uma das armas mais poderosas que temos, tanto na nossa vida pessoal como na profissional. Lance Armstrong não é diferente das outras pessoas e, durante a entrevista a Oprah, reage muito de forma não-verbal. Incongruência, desprezo, orgulho, preocupação. Estas são algumas das sensações detetadas por António Sacavém após analisar a conversa com a conhecida entrevistadora norte-americana.

Vídeo


No decorrer da entrevista, Armstrong contrai várias vezes os músculos da face. Segundo a análise feita pelo especialista português, "subir um dos cantos da boca pode significar que a pessoa está a sentir desprezo ou orgulho". Mais: "A elevação de um dos cantos da boca dá um significado adicional às suas palavras." Neste caso, "que ganhar era realmente importante".

Um dos gestos bastante recorrente durante a entrevista de Lance é tocar com a mão na boca, o que, segundo António Sacavém, revela hesitação e grande tensão. Os lábios sugados para dentro são sinal de preocupação e angústia. A aproximação dos joelhos revelam falta de segurança e dúvida, e o cruzamento dos dedos mostram alguma preocupação e mal-estar.

Agradeço ao Davide Alpestana por ter partilhado este artigo comigo.

Pode ler todo o artigo Aqui

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Como ler as expressões faciais que demonstram "Desprezo"

Boa tarde meus amig@s,

Partilho este vídeo convosco, para terem uma melhor idéia de quais os sinais que uma pessoa transmite, quando está com uma atitude de desprezo.


Espero que gostem.

Beijinhos e abraços.

(Vídeo em Inglês)