sábado, 31 de agosto de 2013

"O pai do Bruce Lee bêbado"

Boa tarde meus caros,

de vez em quando gosto de colocar algo mais divertido para mostrar que a linguagem corporal é de facto incrível.

Vou vos deixar um vídeo que encontrei por acaso e que mostra o quanto o álcool pode influenciar o nosso comportamento corporal.

O Autor do Vídeo descreve este senhor como o Pai do Bruce Lee, mas bêbado, o que até faz algum sentido hehehe 

Faz-me lembrar um vídeo que via imenso durante os tempos de universidade e que chorava a rir. 

Belos tempos de serões a fazer trabalhos.

Como vão perceber, este é um Post mais de lazer. 

Espero que se divirtam com ele.

Riam. Riam muito. 

Porque isso vai fazer com quem quem esteja convosco ria também. ;)




e não se esqueçam...

Não olhem apenas, mas observem!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Princesa Diana - Actores de sucesso recorrem a Treinadores de Linguagem Não-Verbal

Boa tarde meus amigos, 

Durante a entrevista de Naomi Watts ao Jornal The Guardian, a actriz enuncia alguns dos truques necessários para atingir um papel de sucesso e perfeição imitando a Princesa Diana.



Segundo a noticia vinda no site http://cinepop.com.br

"Naomi Watts brilha em trailer completo de ‘Diana’


"Naomi Watts realmente encarnou a princesa Diana. No trailer completo da cinebiografia, divulgado hoje, a atriz se transforma e dá um show. Watts afirmou que teve uma experiência muito profunda ao trabalhar na cinebiografia ‘Diana’.


Watts usou um discreto nariz prostético para ficar mais semelhante a Lady Di e teve um treinador vocal para emular sua voz. Além disso, a atriz pesquisou a linguagem corporal da princesa, leu biografias e assistiu a entrevistas, para criar o retrato mais fiel possível.
“Ela tinha um rosto muito expressivo”


descreveu.
“E ela tinha aquele sorriso de lado que todos lembramos, e aqueles grandes olhos, e um andar atlético e forte.”

Mais uma pequena amostra da importância da linguagem Não-Verbal nas profissões.  

Com treino a Linguagem Não-Verbal transforma-se numa verdadeira "arma" para uso diário, quer profissionalmente, quer socialmente.

O intuito não é de todo nos fazermos passar por outros, mas sim aprendermos a comunicar melhor e transmitir uma mensagem. 



Daí a importância da Linguagem não-verbal nas nossas vidas, o que dizemos em discurso tem de estar em consonância com o que transmitimos com o corpo.

A actriz para transmitir a sua mensagem teve de imitar toda a linguagem não-verbal da Princesa Diana. 

Se isto não acontecesse, para os cérebros de quem assiste à série tudo iria ser muito confuso e sem sentido, não conseguindo associar o guião com a personagem. 

Não haveria identificação e conexão com a personagem. 

A meu ver, o uso da linguagem não-verbal é um dos maiores motivos no sucesso desta série.

Boas Observações.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Linguagem Corporal - 5 erros de linguagem corporal que deves evitar numa entrevista de emprego

Boa tarde meus amigos,


como tenho alguns amigos a serem chamados para entrevistas de emprego nos próximos dias, decidi partilhar este artigo.
Espero que seja útil e que vos corra tudo muito bem.
Sucesso ;)

Então aqui Vai

"Movimentares-te da maneira errada pode passar sinais contraditórios durante uma entrevista de emprego. Não deixes que isso te custe a tua nova oportunidade, consulta os 5 erros de linguagem corporal que deves evitar



erros-de-linguagem-corporal-entrevista-de-emprego-noticias

Crédito: Ojo Fotos

Um bom aperto de mãos faz toda a diferença na confiança que as pessoas irão depositar em ti
 
Embora não pareça importante, a linguagem corporal tem o poder de ajudar ou de destruir a tua entrevista de emprego.

Cabe-te a ti saber como aproveitá-la da melhor maneira. Fica a conhecer uma lista com os 5 erros que não deves cometer se pretendes arrasar na entrevista e garantir o teu novo emprego:
 


1. Mau aperto de mãos

O teu aperto de mão deve ser firme, mas não esmagador. Pode parecer desnecessário, mas um bom aperto de mãos faz toda a diferença na confiança que as pessoas irão depositar em ti. O segredo nestes casos é o contacto entre as palmas das mãos, lembra-te disso.

 

2. Proximidade excessiva

Procura respeitar o espaço pessoal do teu entrevistador. Mesmo que os dois estejam a conversar sentados, frente a frente, lembra-te que não te deves inclinar demasiado. Se estiveres de pé evita parar muito próximo dele.

 

3. Posturas defensivas

Talvez, mesmo de maneira involuntária, acabas por te comportar de maneira defensiva e isso acaba por para o recrutador uma imagem negativa de ti. Evita cruzar os braços, por exemplo. Em vez disso, lembra-te de usares as mãos ao conversar, isso cria empatia.

 

4. Inquietude

A tua postura corporal é tão importante como aquilo que dizes ao entrevistador. Se bombardeias o recrutador com movimentos dispersos vai acabar por distraí-lo. Procura permanecer focado, lembra-te de fazer contacto visual e fica atento a tudo que está a ser dito.

 

5. Desinteresse

Não deves, de maneira alguma, ignorar o recrutador para dedicares a tua atenção a outros detalhes. Evita consultar o teu telefone durante a entrevista, por exemplo. Em vez disso, tenta prestar atenção às expressões faciais do teu entrevistador, tanto quando ele estiver a falar, como quando ele estiver a ouvir-te. "




Sigam também o artigo que saiu hoje no destakes.com sobre os 10 erros de linguagem corporal que podem custar-lhe o emprego







Espero que tenham gostado e vos seja útil.

Deixem os vossos comentários

Abraço

sábado, 24 de agosto de 2013

Linguagem Corporal - Onde estão os lábios de Bruma?

"A falsa calma em torno de Bruma
EXTREMO ISOLOU-SE EM CASA DE AMIGO
A idade de Bruma tem os seus contras. Que o diga Bebiano Gomes. O advogado do futebolista confirmou ao nosso jornal que, apesar de continuar o seu plano de trabalhos – sábado, mediante a decisão da CAP, não se treinou em Alcainça –, o jovem jogador tem sofrido com um processo longo e penoso para alguém que quer dar o salto no mundo do futebol.

“Está sereno, dentro do possível. É normal que esta situação o afete”, disse o representante, preferindo não divulgar o paradeiro do atleta verde e branco."

In Jornal Record 24 Agosto de 2013



Segundo Joe Navarro, fechamos a boca quando estamos perturbados; esta é uma reacção de bloqueio muito primitiva do nosso cérebro límbico. 

Não só a boca se fecha, como os músculos dos lábios se pressionam. 

À medida que o stress aumenta, os lábios desaparecem gradualmente numa impressionante conciliação com o nosso nível de desconforto: os lábios cheios tornam-se lábios pressionados, que se tornam lábios em vias de desaparecerem.

Os Lábios em vias de desaparecerem são associados ao stress e à ansiedade.

Alguma semelhança da realidade com o que está na foto não é apenas simples coincidência. 



quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Linguagem Corporal - RAPPORT - O ingrediente Mágico. Sabe o que é?

Boa tarde meus amigos, 

uma das palavras mais utilizadas na linguagem corporal é o Rapport.



Mas afinal o que é o rapport?
Deixo-vos aqui um artigo que achei muito elucidativo sobre o tema.

RAPPORT – O Ingrediente Mágico
Penny Tompkins e James Lawley

"Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. 
É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. 
É a essência da comunicação bem-sucedida."
Anthony Robbins


"Nunca ninguém me escutou como você." Assim falou uma jovem senhora – viciada em drogas, desempregada e ameaçada de ser despejada da sua casa. Será que nós temos um talento mágico que nos permite obter, repetidamente, respostas como essa dos nossos clientes? Não, nós simplesmente construímos um nível de rapport tão profundo que as pessoas sentem-se verdadeiramente ouvidas e experimentam uma sensação de segurança.

Nós descobrimos que isso é um pré-requisito para a comunicação efectiva  quer em aconselhamento, nas nossas vidas pessoais, na vida profissional... em qualquer lugar, e com qualquer um.


Basta seguir as etapas abaixo, e você também poderá optimizar as suas habilidades de comunicação. 
Com isso, você será capaz de melhorar a qualidade da sua vida e da vida daqueles à sua volta.

PNL
Se você já leu artigos sobre o início da PNL, se recordará que a PNL começou com o estudo de excelentes comunicadores.

Qual é a diferença que faz a diferença em sentir-se confortável e apreciado por alguém, mesmo se ele discordar do que você disse? Como é que você gosta instantaneamente de algumas pessoas que encontra – enquanto que de outras, você não consegue nem escapar suficientemente rápido? Por que você pode falar com algumas pessoas durante horas e isso parecer apenas minutos?

RAPPORT
A resposta para todas essas perguntas é o RAPPORT. Um dos alicerces da PNL e o mais importante processo em qualquer comunicação. Quando as pessoas estão se comunicando em rapport, elas acham fácil serem entendidas e acreditam que seus interesses são altamente considerados pela outra pessoa. Rapport significa receptividade ao que a outra está dizendo; não necessariamente que você concorde com o que está sendo dito. E quando você está em rapport, algo mágico acontece. Você e os outros sentem que são escutados e ouvidos. Num nível inconsciente, existe o confortável sentimento de "Essa pessoa pensa como eu, eu posso relaxar".

O verdadeiro rapport cria uma atmosfera de confiança mútua. Se você está usando o rapport como uma tática para manipular outra pessoa para a sua maneira de pensar, em algum nível ela sabe disso instintivamente e não irá reagir positivamente. Entretanto, se você se tornou um perito na arte do rapport e a sua intenção é ouvir e ser ouvido, para alcançar soluções ganha-ganha ou para criar amizades genuínas, você irá se tornar um comunicador poderoso e confiável.


Muitas vezes, as pessoas estão naturalmente em rapport. Você já percebeu que alguns casais nos restaurantes estão em sintonia um com o outro e que seus corpos se movem juntos como que dançando? Preste atenção nas crianças brincando, observe as interações nas reuniões, note os amigos num pub. Veja e ouça como o efeito de duas pessoas se movendo juntas produz resultados positivos na comunicação delas. Observe também como a qualidade da interação muda para uma falta de comunicação quando a fisiologia delas não combina e elas estão fora de sincronia uma com a outra."

Se quiser saber mais, leia todo o artigo aqui.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Linguagem Corporal - Análise da entrevista de Judite de Sousa ao Brasileiro Lorenzo Carvalho. O que os seus corpos nos dizem.

Bom dia meus amigos,

muito se tem falado sobre uma certa entrevista feita pela Jornalista Judite de Sousa a um rapaz brasileiro que tem vindo a ser "falado" pelos média portugueses pelo aparato que cria sempre que organiza uma festa ou sai para se divertir.

Infelizmente não tive oportunidade de ver a entrevista, mas dado o quanto foi falada, tive a curiosidade de a visionar no youtube. 
Digo infelizmente, porque foi uma das mais claras visualizações de linguagem não-verbal que já assisti até hoje.

Não me vou prolongar muito sobre o assunto, até porque já o foi feito por outros colegas da área. 

Irei só focar-me em alguns pontos que acho mais pertinentes.

O que mais me chamou a atenção durante toda a entrevista foi a expressão da Jornalista. 
Evidenciou um sentimento perante o rapaz que foi sempre muito nítido.

Vendo a imagem e seguindo alguns dos Posts anteriores, qual acham que foi o sentimento? 


DESPREZO (Contempt)

Boca: 
Metade do lábio superior é elevado e reforçado. Para fazer este meio-sorriso de desprezo, usamos o músculo risório. Partilhamos muitas características fisiológicas com os primatas, mas este pequeno e simples músculo não é uma delas. Localiza-se na bochecha, junto aos lábios.

Cabeça: 
É frequentemente inclinada ligeiramente para trás. Desprezo é muitas vezes acompanhado por um sentimento de superioridade.




A Jornalista teve frequentemente o corpo inclinado para a frente. 

Este comportamento é normalmente interpretado como um sinal de interesse, quando é analisado de uma forma fria e isolada. Mas...há que ter cuidado para não haver precipitações de julgamento.

Neste caso analisando todo o grupo de comportamentos, gestos e expressões, é possível aferir que todo o comportamento é muito negativo e agressivo. A meu ver, o que está a acontecer é um comportamento de ataque e de invasão espacial sobre o convidado. Comportamento de intimidação.






Outros comportamentos que observei foram os de defesa do rapaz. 

- Sempre que se sentia atacado pela apresentadora, o seu comportamento defensivo e evasivo era normalmente o mesmo, recuava o corpo  e encostava-se à cadeira. Afastava o seu corpo do da entrevistadora.

Este é um comportamento normal quando o que estamos a ouvir não nos agrada.

- Teve também muitos gestos de apaziguamento.
É o chamado paradigma do conforto/desconforto.
Quando nos precisamos acalmar, temos a tendência para nos apaziguarmos através das mãos. 

E como podem reparar na entrevista, o rapaz está constantemente a apaziguar-se com as mãos.

Esfrega as mãos uma na outra, num claro sinal de estar a acalmar o seu estado interior de desconforto.
Um comportamento normal para quem está na TV a ser observado por milhares de pessoas, mas também porque está claramente a ser "atacado" em alguns temas. 
Para comprovar esta evidência de ataques, reparem que a Jornalista pergunta e nem deixa responder.
 A ânsia de "cair" em cima do rapaz com mais perguntas agressivas, é tal que nem espera pelas respostas. Este comportamento é vísivel também nas várias vezes que aponta o dedo ao entrevistado. Um dos sinais mais agressivos que existe.
Espero que esta leitura muito simples e rápida da entrevista vos ajude a ver o quanto importante é a linguagem corporal no dia-a-dia, e vos mostre quanto expostos estamos pela nossa linguagem corporal.


Pode ver a entrevista aqui.


Boas observações ;)

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Linguagem Corporal - Que língua devo aprender para arranjar emprego? What language should I learn to get a Job?

Que língua devo aprender? 

Tem dúvidas na resposta??

A linguagem corporal - sem dúvida alguma!

Precisamos de saber falar essa "língua" em todos os

países, em todas as situações!




What language should I learn?

Body language - without any doubt!
 

We need to know how to speak that language in all

countries, in all situations!


Check the Blog ;)
 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

To other languages and Cultures. Thank you for following my Blog

Hello my good friends from all over the World,

In the last weeks my blog is having hundreds of viewers from countries that dont speak Portuguese.
United States, Russia, Poland, India, Turkey, Germany, etc.

So I decided to try (with my best English, sorry it's not my mother language) to write and translate to you all my new Posts.

Thank you for following my blog

"Imagine that you know what others are thinking, feeling orintend to do.

Imagine that you are able to persuade and powerfully influence the others.

Imagine that you identifiy, without anyone telling you, points of interest and conflict.

Imagine that you are able to improve the way others see you, transmitting trust, authority and empathy. "


This is called the real capacity to truly understand people.


That is what you can Learn here.


I hope you enjoy it, and have fun.



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Linguagem Corporal - Lição N.º 1 - Como conseguir pedir o número de alguém sem falar - O poder da Linguagem Corporal

Boa tarde meus queridos amigos,

encontrei um vídeo que achei fantástico e tenho de partilhar convosco.

Acredito que este vá ser um dos Posts mais vistos de sempre do meu Blogue.

Quero-vos com isto demonstrar 
o PODER das LINGUAGEM CORPORAL.

É impressionante.

Vejam como se consegue arranjar um número de telefone de Alguém sem falar

Achei muito divertido

Este é daquelas alturas em que se deve dizer:
MENINOS EXPERIMENTEM ISTO NA ESCOLA 

Vejam o Vídeo seguinte e pasmem-se com a simplicidade e efectividade.

(conteúdo explicito para tímidos)

O que acham? 
Partilhem comigo a vossa opinião ;)



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Paulo Portas e o Seu novo Cargo - Cumprimentos de Alegria..impossível esconder o estado de espírito

Bom dia meus amigos,
 
Querem saber como é um cumprimento cheio de energia e felicidade?
 
Vejam o seguinte vídeo.



Vejam bem estes apertos de mão.
 
Muito toque à mistura, nos ombros e braços, que normalmente significa  uma demonstração de sentimento de superioridade sobre quem se cumprimenta.

Reparem no andar inicial, muito másculo, poderoso e confiante. Um gesticular muito forte dos braços mostrando poder e ocupação de espaço.

Reparem também para onde estão virados os seus pés.
Sempre para a direita e nunca para as pessoas que está a cumprimentar.
Este processo corporal indica normalmente a direcção que se quer seguir ou o foco do "seu" interesse.

Neste caso Paulo Portas quando cumprimenta as pessoas está tão em êxtase, que nem consegue focar-se em cada um dos indivíduos, está desejando passar logo para o seguinte e finalizar esta tarefa.
 
Este homem está incrivelmente feliz.
Em êxtase puro de quem alcança algo que muito deseja.
Nem o consegue esconder.
 
Qual a vossa opinião?