segunda-feira, 16 de abril de 2012

Empreendedorismo com Miguel Gonçalves

Esta tarde saí de casa completamente focado em dar um novo rumo a este meu projeto.

Quis aproveitar o facto de poder vir a conhecer um dos melhores oradores motivacionais que este país tem. Numa palestra realizada na universidade do Algarve em Faro. 

O seu nome Miguel Gonçalves.
Sem dúvida alguém que poderia realmente dar um empurrão aos objetivos que tenho traçados. 

Para os menos familiarizados, talvez cheguem lá pelas expressões “arregaçar manga” ou “bater punho”. Desculpa Miguel não resisti.



Decidi utilizar muito do que tenho aprendido em termos de postura. Posicionei-me estrategicamente num lugar da sala e utilizei diversas técnicas de Linguagem Não-Verbal para atrair a atenção do Miguel durante o seu discurso para possível interação posterior. Precisava/Queria dar-me a conhecer.

O facto foi que aconteceu, se foi por isso, eu acredito que sim, mas só o Miguel poderá confirmar.
Quando precisou de falar com alguém, “pimba”, um dedo virado para mim, e “Qual é o seu curso?”

Primeiro contacto feito. (com um nervoso miudinho no estomago, devido á enorme plateia da sala e o senhor em questão.)

Quando chegou o momento das perguntas, não podia deixar de aproveitar a oportunidade. Nervoso ou não e sem saber o que poderia dali sair, sabia que esta ação poderia fazer toda a diferença agora que ele já sabia o meu nome.

Apresentei-me mais detalhadamente e mostrei-lhe qual o meu produto.
Sem me deixar pensar, o Miguel perguntou-me: “e agora que vais fazer com isso?” 

 Devia ter-me levantado, mas o Miguel também estava sentado á minha frente e isso pôs-me mais à vontade

Admito que por momentos ele deixou-me algo hesitante. Mas era para isto que lá tinha ido, e agora tinha de me aguentar.
Sem me deixar pensar numa resposta, criou logo ali toda uma interação com o resto da plateia. “Quem quer ajudar o Mário? Fazer crescer a sua ideia?” 

Foi fantástico a prontidão que imensa gente de outras áreas se chegou à frente.
Na área do design, da informática, entre outras. 

Como não lhe chegou, criou-me um Workshop sobre o tema. E quem estivesse interessado viesse falar comigo no final. 

Com esta simples ação conseguimos que imensas pessoas viessem falar comigo. Recebi também mais uns telefonemas (de pessoas até então desconhecidas) a perguntar se o workshop se iria realizar realmente, visto que teriam vários amigos interessados. 




Meus amigos…obviamente que se irá realizar. Foi um networking fantástico.  

Neste Post não estou simplesmente a “vender-me”. Quero também mostrar que às vezes 20 segundos de coragem podem fazer toda a diferença. 

Miguel, só não concordei contigo numa coisa. 
Eu não acredito em sorte…
Foi um prazer conhecer o Miguel e parabéns à Organização do evento.



Quanto ao workshop, novidades para breve. 

Agradecimentos especiais aos meus grandes amigos Marco Ramos por me ter dado a conhecer o evento e me ter feito companhia e ao Carlos Lima por me ter fornecido as fotos do evento. 

Um comentário:

  1. Leonor Espirito Santo17 de abril de 2012 às 01:44

    Aguardamos a data do Workshop. Mais do que conhecimento teórico, o que torna o Mário cativante é a paixão com que aborda o tema e a capacidade de se tornar o agente activo da nossa mudança, ensinando-nos a utilizar o que é mais nosso que todas as coisas, o nosso corpo, como a nossa ferramenta mais valiosa, numa condução profissional, assertiva e confiante de que o topo é alcançável e que apenas depende de nós (com uma ajudinha dele).

    ResponderExcluir