quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mais gestos reveladores das mãos na linguagem corporal

8. Apontar o dedo

Apontar um dedo para uma pessoa enquanto estamos a falar, é um gesto autoritário. 

As pessoas fazem-no quando se querem impor.
Por exemplo, os pais fazem-no para seus filhos e os professores fazem-no aos alunos indisciplinados. 

É uma maneira de falar, geralmente interpretada como irritação e agressividade.
Quando feito para um parceiro (profissional ou pessoal), é um espetáculo de arrogância – torna-se conflituoso, invasivo e ofensivo.

Uma variação mais feroz é o movimento de espetar o dedo. Como se estivessem a “esfaquear” alguém com o dedo.

De qualquer das formas, é muitas vezes considerado deselegante apontar para uma pessoa. Será mais educado apontar com a mão inteira.
No entanto, um dedo apontador brincalhão utilizando uma “piscadela” como movimento, é uma expressão agradável de aprovação ou confirmação.

Apontar um dedo para o ar adiciona ênfase às vossas palavras. Ele convence as pessoas da vossa confiança e autoridade. Podem observar como os políticos ou pregadores utilizam esse gesto enquanto falam. 



9. Esfregar as mãos

A fricção das mãos indica antecipação ou saboreando algo que esteja para vir.
Lembrem-se de que os gestos de esfregar mãos são utilizados para dissipar o stress - e ser excessivamente animado na expectativa de receber algo é uma forma de stress positivo. 

Outra forma encontrada é o estalar dos dedos - expressa a prontidão para a acção, e é mais frequentemente associada aos homens.

10. Fechar e apertar as mãos

Fechar e apertar uma mão na outra são gestos de auto pacificação ou acalmamento. Uma pessoa que faz estes movimentos está desconfortável, talvez até mesmo nervosa ou com medo.

Está a tentar assegurar-se de que "Tudo vai ficar bem." Uma variação deste movimento é esfregar o pulso.

As mãos com os dedos entrelaçados indicam frustração e grande ansiedade. Indica que a pessoa esteja a pensar, " As coisas vão mesmo muito mal." 
É melhor prepararem-se quando detectam isto.



E ficam a faltar os últimos 3.





10 comentários:

  1. Muito bom!!!!! Uma dúvida, você tem a fonte de onde foram tiradas as informações destas postagens?
    Abraço.

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  2. Boa Tarde Willi.
    Obrigado pelo comentário.
    Foi num blogue de um especialista francês que sigo.
    Terei de o procurar se o desejar.

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  3. Peço desculpa pela Demora Willi.
    Aqui está o Blogue
    http://www.nicolasfradet.com
    Espero que goste :)

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    1. Olá Queila Leite, ainda bem que gostou.
      Muito obrigado.
      Tem muita informação nesta área por todo o blogue.

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  5. e que tal este casal ?https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203460492453367&set=p.10203460492453367&type=1

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    1. Bom Sany,
      Obrigado pela pergunta.
      A foto está em conteúdo particular e não consigo aceder.
      Se puder guardar e enviar , será um prazer analisar.
      Obrigado

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  6. minha duvida é quando a pessoa perde os dedos ou parte deles, por conta do constrangimento ela fica desconfortavel em se expressar mais livremente, isso atrapalha ou não ?

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    1. Bom dia Sany. Quando alguém perde dedos suponho que demora a adaptar-se à situação, até voltar a atingir um comportamento que seria normal anteriormente. Como os comportamentos estavam gravados anteriormente no seu cérebro, a pessoa irá continuar a executá-lo. Talvez quando pensar nisso possa sentir constrangimento e parar a execução do movimento. Mas em fase de conversação relaxada em que se esqueça da sua actual situação fisica, irá fazê-los. De qualquer forma, isto é o que faz do comportamento não-verbal tão belo. Nada é lei universal, cada caso tem sempre de ser analisado individualmente, os comportamentos podem ser diferentes de pessoa para pessoa. O importante é analisar o comportamento base da pessoa em questão e medir como reage às diferentes situações. Assim quando estas acontecem já saberá o que a pessoa lhe está a transmitir.

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  7. Mário, muito obrigada, eu já tinha essa curiosidade e depois que vi um ator sem parte de dois dedos da mão esquerda atuando foi que me dei conta diso, porque deve ser muito incomodo atuar assim com as cameras focalizando as suas mãos e o proprio gestual que o personagem pede porque ai já não é mais ele que determina os movimentos , mas o diretor de cenas, muito interessante

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