quarta-feira, 4 de julho de 2012

Não se limitem a olhar, observem.

Observar não é apenas ver ou olhar. 

Observar é assimilar o que o sentido da visão toca, transformando as imagens vistas em conhecimento individual do observador, em parte integrante do seu mundo, em espírito sensível e em mente.

É por isso, que gostamos todos tanto de viajar, porque observando realidades e formas novas, enriquecemos o espirito e o gosto pela beleza das imagens.  E essas imagens, que nada nos são, passam inadvertidamente a fazer parte de nós, das nossas memórias e das nossas vivências.

Observar é uma arte e possibilita-nos aprender constantemente.
Portanto, observe!

Analise o comportamento daquelas pessoas as quais são para você exemplos de boas maneiras, boa educação, refinamento, sofisticação e subtileza. Através do acto da observação, você poderá incorporar em si determinadas características pertencentes à outra pessoa.
Se realizado de maneira sensata e com o intuito de aprender, observar torna-se um acto de inteligência, logo, absolutamente construtivo.

Observar é estar atento. É uma atitude que só tem a contribuir para com o nosso aprimoramento pessoal.

Analise as situações ao seu redor observando-as externamente. Com o tempo suas percepções ficarão mais aguçadas.
Observe as pessoas educadas, as elegantes, as discretas e as carismáticas que estão ao seu redor. Observe a maneira como elas se comportam, como se relacionam, como tratam seus amigos e colegas.

Observe as palavras que elas usam para se expressar, bem como a dosagem exata de simpatia e cordialidade que adotam para lidar com os outros. Por consequência você começará a agir de maneira semelhante. Em um primeiro momento o processo de assimilação acontecerá pela simples intenção de se aprimorar. 

Com o tempo o fará naturalmente, sem esforços e até mesmo de maneira inconsciente, quando de facto tiver incorporado tais características à sua personalidade. 

Observe! E observe o tempo todo…

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário