terça-feira, 20 de agosto de 2013

Linguagem Corporal - Análise da entrevista de Judite de Sousa ao Brasileiro Lorenzo Carvalho. O que os seus corpos nos dizem.

Bom dia meus amigos,

muito se tem falado sobre uma certa entrevista feita pela Jornalista Judite de Sousa a um rapaz brasileiro que tem vindo a ser "falado" pelos média portugueses pelo aparato que cria sempre que organiza uma festa ou sai para se divertir.

Infelizmente não tive oportunidade de ver a entrevista, mas dado o quanto foi falada, tive a curiosidade de a visionar no youtube. 
Digo infelizmente, porque foi uma das mais claras visualizações de linguagem não-verbal que já assisti até hoje.

Não me vou prolongar muito sobre o assunto, até porque já o foi feito por outros colegas da área. 

Irei só focar-me em alguns pontos que acho mais pertinentes.

O que mais me chamou a atenção durante toda a entrevista foi a expressão da Jornalista. 
Evidenciou um sentimento perante o rapaz que foi sempre muito nítido.

Vendo a imagem e seguindo alguns dos Posts anteriores, qual acham que foi o sentimento? 


DESPREZO (Contempt)

Boca: 
Metade do lábio superior é elevado e reforçado. Para fazer este meio-sorriso de desprezo, usamos o músculo risório. Partilhamos muitas características fisiológicas com os primatas, mas este pequeno e simples músculo não é uma delas. Localiza-se na bochecha, junto aos lábios.

Cabeça: 
É frequentemente inclinada ligeiramente para trás. Desprezo é muitas vezes acompanhado por um sentimento de superioridade.




A Jornalista teve frequentemente o corpo inclinado para a frente. 

Este comportamento é normalmente interpretado como um sinal de interesse, quando é analisado de uma forma fria e isolada. Mas...há que ter cuidado para não haver precipitações de julgamento.

Neste caso analisando todo o grupo de comportamentos, gestos e expressões, é possível aferir que todo o comportamento é muito negativo e agressivo. A meu ver, o que está a acontecer é um comportamento de ataque e de invasão espacial sobre o convidado. Comportamento de intimidação.






Outros comportamentos que observei foram os de defesa do rapaz. 

- Sempre que se sentia atacado pela apresentadora, o seu comportamento defensivo e evasivo era normalmente o mesmo, recuava o corpo  e encostava-se à cadeira. Afastava o seu corpo do da entrevistadora.

Este é um comportamento normal quando o que estamos a ouvir não nos agrada.

- Teve também muitos gestos de apaziguamento.
É o chamado paradigma do conforto/desconforto.
Quando nos precisamos acalmar, temos a tendência para nos apaziguarmos através das mãos. 

E como podem reparar na entrevista, o rapaz está constantemente a apaziguar-se com as mãos.

Esfrega as mãos uma na outra, num claro sinal de estar a acalmar o seu estado interior de desconforto.
Um comportamento normal para quem está na TV a ser observado por milhares de pessoas, mas também porque está claramente a ser "atacado" em alguns temas. 
Para comprovar esta evidência de ataques, reparem que a Jornalista pergunta e nem deixa responder.
 A ânsia de "cair" em cima do rapaz com mais perguntas agressivas, é tal que nem espera pelas respostas. Este comportamento é vísivel também nas várias vezes que aponta o dedo ao entrevistado. Um dos sinais mais agressivos que existe.
Espero que esta leitura muito simples e rápida da entrevista vos ajude a ver o quanto importante é a linguagem corporal no dia-a-dia, e vos mostre quanto expostos estamos pela nossa linguagem corporal.


Pode ver a entrevista aqui.


Boas observações ;)

3 comentários:

  1. Interessante. Compare os seus comentários com os meus, publicados 2 dias antes: http://irinagolovanova.com/2013/08/18/como-quebrar-o-rapport-um-exemplo-com-judite-sousa/

    ResponderExcluir
  2. Mário amei esse Blog!Vc fez a mesma análise que eu fiz sobre a entrevista!Fiquei perplexa com as expressões corporais da repórter logo vi que ela queria comer o fígado do rapaz!Eu sempre gostei de analisar,ler os sentimentos das pessoas antes mesmo delas falarem!
    Bem tudo isso porque sou Educadora e gostaria de me aprofundar,objetivo poder ajudar as pessoas!Obrigada pela atenção!Neife!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neife, bom dia.
      Muito obrigado pelas animadoras palavras.
      A linguagem corporal não sendo uma ciência exacta, tem comportamentos muito similares em todas as pessoas.
      Por isso é normal que alguém mais entendido ou com algum conhecimentos na área analise da mesma maneira. Está tudo muito claro :)
      Ainda bem que gostou e que utiliza diariamente na sua profissão a leitura corporal, ainda mais sendo educadora.
      Ela é fundamental para a comunicação.
      Agora tenha atenção e não tente adivinhar o que as pessoas estão pensando. O truque aqui e o objectivo é descobrir pontos de viragem no comportamento e depois tentar equilibrar a comunicação em função do comportamento do outro. utiliza-la como mais valia. Se tentar adivinhar o que o outro está a pensar o mais certo é enganar-se. Será um prazer ajuda-la a aprofundar este conhecimento.

      Excluir