quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Linguagem Corporal - RAPPORT - O ingrediente Mágico. Sabe o que é?

Boa tarde meus amigos, 

uma das palavras mais utilizadas na linguagem corporal é o Rapport.



Mas afinal o que é o rapport?
Deixo-vos aqui um artigo que achei muito elucidativo sobre o tema.

RAPPORT – O Ingrediente Mágico
Penny Tompkins e James Lawley

"Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. 
É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. 
É a essência da comunicação bem-sucedida."
Anthony Robbins


"Nunca ninguém me escutou como você." Assim falou uma jovem senhora – viciada em drogas, desempregada e ameaçada de ser despejada da sua casa. Será que nós temos um talento mágico que nos permite obter, repetidamente, respostas como essa dos nossos clientes? Não, nós simplesmente construímos um nível de rapport tão profundo que as pessoas sentem-se verdadeiramente ouvidas e experimentam uma sensação de segurança.

Nós descobrimos que isso é um pré-requisito para a comunicação efectiva  quer em aconselhamento, nas nossas vidas pessoais, na vida profissional... em qualquer lugar, e com qualquer um.


Basta seguir as etapas abaixo, e você também poderá optimizar as suas habilidades de comunicação. 
Com isso, você será capaz de melhorar a qualidade da sua vida e da vida daqueles à sua volta.

PNL
Se você já leu artigos sobre o início da PNL, se recordará que a PNL começou com o estudo de excelentes comunicadores.

Qual é a diferença que faz a diferença em sentir-se confortável e apreciado por alguém, mesmo se ele discordar do que você disse? Como é que você gosta instantaneamente de algumas pessoas que encontra – enquanto que de outras, você não consegue nem escapar suficientemente rápido? Por que você pode falar com algumas pessoas durante horas e isso parecer apenas minutos?

RAPPORT
A resposta para todas essas perguntas é o RAPPORT. Um dos alicerces da PNL e o mais importante processo em qualquer comunicação. Quando as pessoas estão se comunicando em rapport, elas acham fácil serem entendidas e acreditam que seus interesses são altamente considerados pela outra pessoa. Rapport significa receptividade ao que a outra está dizendo; não necessariamente que você concorde com o que está sendo dito. E quando você está em rapport, algo mágico acontece. Você e os outros sentem que são escutados e ouvidos. Num nível inconsciente, existe o confortável sentimento de "Essa pessoa pensa como eu, eu posso relaxar".

O verdadeiro rapport cria uma atmosfera de confiança mútua. Se você está usando o rapport como uma tática para manipular outra pessoa para a sua maneira de pensar, em algum nível ela sabe disso instintivamente e não irá reagir positivamente. Entretanto, se você se tornou um perito na arte do rapport e a sua intenção é ouvir e ser ouvido, para alcançar soluções ganha-ganha ou para criar amizades genuínas, você irá se tornar um comunicador poderoso e confiável.


Muitas vezes, as pessoas estão naturalmente em rapport. Você já percebeu que alguns casais nos restaurantes estão em sintonia um com o outro e que seus corpos se movem juntos como que dançando? Preste atenção nas crianças brincando, observe as interações nas reuniões, note os amigos num pub. Veja e ouça como o efeito de duas pessoas se movendo juntas produz resultados positivos na comunicação delas. Observe também como a qualidade da interação muda para uma falta de comunicação quando a fisiologia delas não combina e elas estão fora de sincronia uma com a outra."

Se quiser saber mais, leia todo o artigo aqui.

2 comentários:

  1. Muuito interessante, temos que prestara atenção mais na gente heheeh Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo feedback Bia.
    Sim, realmente devemos prestar mais atenção em nós.
    O nosso comportamento influencia a percepção no outro.
    Tente reparar mais no seu comportamento.
    Daqui a uns dias devo publicar um vídeo com mais informação neste aspecto. vou ver o seu blogue também. Obrigado vou seguir.

    ResponderExcluir