terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Linguagem Não-Verbal: Será que Cristiano Ronaldo aprende com Messi?

A pedido do meu amigo Silvano das Dores, faço uma breve análise da conferência de imprensa que antecedeu ontem a Gala da FIFA para a atribuição da Bola de Ouro [Fonte: RTP Informação].




Vídeo em 

Não encontrei o vídeo no Youtube. 

Se alguém conseguir por favor indique-me onde. 




A análise que aqui faço é baseada apenas na minha observação, no meu conhecimento e experiência adquirida ao longo destes últimos anos.

Não pretendo que todas as pessoas reconheçam o que aqui escrevo, e poderão não concordar, mas baseio-me bastante em factos científicos e já largamente estudados.
Continuando.
Em determinado momento, é perguntado aos jogadores se aprendem uns com os outros.

O que me é dado a observar é o seguinte:

Messi – Ao ouvir a pergunta, Messi faz uma expressão facial de arrogância, levanta o lábio do lado direito.

Na Linguagem Não-verbal não devemos ler mentes, mas apenas a mensagem que esta nos transmite. Por isso, não é correcto fazer pré-julgamentos.

O sorriso de ironia poderá muito bem ser, dada a conjuntura, o aperceber que os jornalistas irão fazer tudo para que os jogadores se "piquem" um com o outro.

Digo isto porque de seguida Messi olha para o Cristiano para avaliar a sua reacção à pergunta.

De seguida Messi baixa a cabeça. Não é perceptível porque o faz.

Isto poderá acontecer por duas razões.
A primeira é porque se quer abstrair do que está à frente e focar-se tanto na resposta do seu colega, como também no que irá dizer a seguir.
Poderá ser assim um momento de breve introspecção para pensar sobre o assunto.

A segunda poderá ser para esconder o riso que a situação lhe causou.
Quando Messi baixa a cabeça ouve-se um som que parece uma respiração nasal que fazemos quando sorrimos de ironia. Experimentem.

Não consigo perceber se é de Messi ou som de algum jornalista.

De qualquer forma, acontece no exacto momento em que Messi desce a cabeça e ao mesmo tempo que Ribery (que está ao lado) faz um sorriso.
Tudo ocorre ao mesmo tempo dando-me a sensação de que é isso que sucede.

Durante a resposta, parece-me bem mais tranquilo e sincero do que o Cristiano.
Talvez mais a vontade ou com resposta melhor preparada, pois responde em segundo lugar depois de ouvir o que o outro já teria dito.



Quanto a Cristiano Ronaldo, faz uma expressão de surpresa e espanto ao ouvir a pergunta (abre bastante os olhos). Apesar que não me parece muito natural.

Depois olha para cima. Quando fazemos isto, é sinal que estamos a pensar, ou a pedir ajuda a algo ou alguém para aquele momento. Quando alguém pede ajuda/auxílio “divino” olha assim para cima.

Faz de seguida uma respiração de apaziguamento, para descontrair e pensar mais lucidamente sobre a pergunta. Oxigena o cérebro. Acto muito comum de todos nós quando sentimos “apertados”.

Reparem agora no segundo 13 quando Ronaldo, responde “obviamente que sim”.

O seu comportamento de olhar para baixo é um claro indicador que não concorda com o que está a dizer. Esconde-se por breves milésimos depois de responder. Não gosto muito de usar a expressão “está a mentir”.

Quando começa a falar em espanhol, mistura a expressão facial de nojo com a de ironia.

Sinto-o também algo nervoso, pois o seu piscar de olhos durante todo o momento que fala é demasiado acelerado. É também um indicador muito comum de quem não concorda com o que está a dizer, ou a mentir.

Apazigua-se um pouco esfregando as mãos. Temos este comportamento muito básico de acalmia quase sempre que estamos desconfortáveis.

Reparo também que quando falam deles próprios ou uns dos outros, estão bem mais relaxados e tranquilos. Senti uma postura muito cordial nesse sentido, não notando maldade entre eles.

As suas reacções não-verbais foram claramente alteradas apenas quando o assunto foi se aprendiam um com o outro e não se gostavam um do outro.

Na primeira, penso que não concordam. Na segunda, acredito que se respeitam e que se sentem no mesmo lado neste jogo de “guerrilha” contra os jornalistas.
Espero que tenham gostado desta análise.

Observem tudo muito atentamente, e deixem a vossa opinião quanto à análise. E apenas a esta.

Quanto a perguntas, também terei todo o gosto em responder.
Se gostaram, partilhem com os vossos amigos. Se não gostaram, partilhem também.

Obrigado e boas observações. 
Mário Morais José

3 comentários:

  1. Gostei especialmente de quando muda para espanhol e diz
    ""whatever " e quando comeca a falar encolhe ligeiramente os ombros no sentido de mostrar um certo "desprezo" nao sei se estou certa mas e a sensacao que me da ;) :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marisa, obrigado pelo comentário. Tive de voltar a ver o vídeo , porque não tinha reparado nisso. Obrigado.
      Eu penso que ele diz, "vale" .
      Quanto ao encolher os ombros, normalmente significa que não se sabe, neste caso não sabe muito bem o que responder.
      Hás de reparar que quando não sabemos algo fazemos este subir dos ombros até quase às orelhas :) umas vezes mais prolongado, outras vezes mais curto e rápido.
      Relativamente ao desprezo, vejo essencialmente na postura facial dele. E quanto a mim, desprezo apenas em relação à pergunta. Obrigado por teres reparado nisso dos ombros. é bom ter mais olhos :)

      Excluir
  2. Olá Mário, vejo que gostamos do mesmo tema. Convido-lhe a conferir o site que administro >> www.bodylanguagebrazil.com

    Mandei uma mensagem no facebook para você para conversarmos sobre possível parceria.

    Obrigado.

    ResponderExcluir