terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Linguagem Não-Verbal: Treino no Toastmasters Algarve.

Boa noite, 
espero que estejam bem.

Depois do "sucesso" que foi o último Post com tanta visualização e partilha até fico com "medo" de escrever outros. (sorrisos)

Isto ninguém gosta de descer nos números :)

Gostaria de começar este, agradecendo a todos os que comentaram, concordantes ou não, e a todos os restantes leitores. 

A partilha faz-me pensar ;)

Quanto a este Post, é realmente bem simples.

Gostaria "apenas" de partilhar um evento a que me desloquei na passada semana.

Respondendo a um desafio que se vinha gerando há já algumas semanas, resolvi ir assistir a uma sessão dos Toastmaster Algarve em Faro. 

Foi, essencialmente mais uma oportunidade de poder observar comportamentos não-verbais, e poder ao mesmo tempo analisar os meus, e ser avaliado por outros.

Foto gentilmente cedida pelo Toastmasters Algarve.

No Toastmaster têm como mote "aprendemos fazendo...", por isso senti que seria uma excelente  oportunidade para melhorar a minha comunicação, a minha capacidade de liderar equipas e ainda gerir melhor o tempo de comunicação.

Numa sessão em que se focava nas competências da comunicação e liderança,  ofereci-me como voluntário para o discurso de improviso. 

Durante 2 minutos foi me pedido para falar sobre algo que sonhava para o meu futuro. 

Com um tópico tão claro para mim, preocupei-me essencialmente com o que transmitia corporalmente e se esta comunicação seguia o meu texto. 

Não me preocupei nada com o texto e este foi fluindo naturalmente. Afinal de contas, tinha ido lá para treinar.

Foi uma experiência muito enriquecedora e hei de voltar outras vezes. 

Recomendo este clube a quem quer aprender a comunicar melhor ou sente medo em falar para os outros. 

Afinal é o nosso maior medo. 
Por incrível que pareça, temos mais medo de falar em frente a um público do que da própria morte.

Como disse o famoso cómico Jerry Seinfeld sobre este estudo: "Isso quer dizer que num funeral o morto preferia ficar onde está do que ressuscitar e fazer o seu discurso fúnebre?" hahah brilhante.


Deixo aqui também o vídeo, onde podem observar a minha linguagem corporal ao comunicar. 

Com a aprendizagem de linguagem Não-verbal tenho evoluído imenso, e isso nota-se de dia para dia. 

Por isso perco o medo de partilhar o que sou diante de um público ou camera. 

Assim fica ao vosso critério a avaliação. :)



Um grande abraço, e divirtam-se muito observando



Nenhum comentário:

Postar um comentário