quinta-feira, 3 de maio de 2012

Está consciente do que é o espaço pessoal?


Espaço pessoal é a área em torno de um indivíduo que é considerada como território íntimo. 

Cada pessoa tem um limite invisível que coloca em torno de si mesmo, para se sentir confortável ou seguro, como uma bolha protetora. Quando o limite de alguém é ultrapassado por outra pessoa, dependendo da relação que existe, pode causar desconforto ou ansiedade. 

Como regra geral de uma propriedade, o espaço pessoal tem de ser respeitado.



A proximidade física que permite a alguém depende do relacionamento que você tem com essa pessoa e da situação. Por exemplo, duas pessoas com um relacionamento de muita proximidade terão pouco ou nenhum problema em entrar no escudo pessoal da outra, mas certamente esse não será o caso entre dois estranhos.

Geralmente, quanto mais íntimo e confortável está com uma pessoa, mais lhe permite que esta entre no seu escudo espacial. Da mesma forma, quanto menos familiarizado você está, exige uma maior distância de conforto.

Não existe nenhuma medida específica ou delimitação, mas há uma ideia geral de quanto espaço é aceitável entre pessoas quando estas estão interagindo.

Distâncias zonais:

- Zona íntima (de 15 a 45 cm) É a mais importante e é a que a pessoa cuida como sua propriedade. Só permitimos a entrada aos que estão muito perto emocionalmente de nós, como a namorada, pais, filhos, amigos íntimos e familiares.

- Zona pessoal (entre 46cm e 1,22 metros): é a distância que separa as pessoas em uma reunião social, ou de escritório, e nas festas.

- Zona social (entre 1,22 e 3,6 metros): é a distância que nos separa dos estranhos, do canalizador, de quem nos faz obras na casa, dos fornecedores, das pessoas que não conhecemos bem.

- Zona pública (a mais de 3,6 metros): é a distância cómoda para nos dirigirmos a um grupo de pessoas que não conhecemos. Por exemplo, quando se está a discursar para uma plateia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário