Na politica quem tem conhecimento de linguagem corporal tenta sempre disputar por um bom lugar para a foto.
Neste caso especifico que vos vou analisar, Vladimir Putin tem bem esse conhecimento, e nos últimos dias viu-se nas imagens da cimeira do G20 tornar a repetir o teatro que já tinha realizado em 2006.
Gesto corporal: Ficar com a mão por cima.
Significa ficar com a posição de controlo.
Reparem no sorriso para a foto ;)
Putin fez com que os carros tivessem estrategicamente de chegar pelo seu lado esquerdo para cumprimentar com a mão por cima. Para ficar assim numa posição dominante.
Ou seja, com a mão e braço que fica visível para as camaras e fotografias.
Como é óbvio Obama é também um expert, e consegue normalmente dar a volta a um gesto destes.
Para isso, toca ou agarra (voluntariamente) o braço do Putin em último lugar (com a sua mão esquerda no braço direito de Putin) para ficar por cima, e mostrar quem é o líder, sobrepondo o seu braço ao de Putin e ficando ele na frente das fotos.
Pode parecer fútil, mas estes gestos são grandes lutas de demonstração de poder.
Em 2006, quando Putin teve a primeira vez este comportamento, Tony Blair deu-lhe o toque final, ficando em vantagem, e deitando esta estratégia abaixo.
Mas o melhor exemplo desta luta psicológica, foi com o presidente Bush, que mal saiu do Carro apercebeu-se prontamente da situação a que foi imposto, e ao chegar perto de Putin encosta-se imediatamente para o seu lado esquerdo pondo os seus ombros de uma forma que não permitiram que Putin o agarrasse nos braços ao cumprimentar.
Seguiram-se umas palmadinhas nas costas e ombros, deu um empate.
Espero que tenham gostado da análise e comecem a reparar nisto, pois é uma bela dança de poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário