Boa tarde meus amigos,
aqui transcrevo um artigo engraçado sobre as vantagens, ou não, de ter muita gente dentro de uma loja.
Será benéfico ou prejudicial ao negócio?
Artigo realizado por Edinaldo Oliveira.
Espero que vos seja útil.
Boas observações
"Aglomeração em sua loja é um fator positivo?
Com a aproximação do final de ano, muitas lojas e
espaços comerciais (como shoppings center, galerias, etc) começam a
preparar a decoração de natal, e isto nos remete as lembranças de nossas
últimas compras de natal, o quão sofrível pode ser esta atividade, ofuscando um
pouco o sentido do verdadeiro “clima de natal”.
Isto fica claro nas constantes
reclamações dos consumidores e em suas faces pouco sorridentes, basta verificar
com um pouco mais de atenção as pessoas no centro da cidade nesta época.
Para quem possui algum tipo de comércio, nesta época
terá o movimento da sua loja intensificado. É neste ponto que devemos ficar
atentos:
aglomerações no ambiente da loja podem
prejudicar nossas vendas?
Evidentemente que muitos fatores podem fazer parte da
equação desta resposta (inclusive muitas variáveis da proxêmica), entretanto, através do experimento de
superpopulação, feito pelo etólogo – quem estuda comportamento animal – e
pesquisador comportamental John Calhoun, com ratos, em meados de 1950/60, podem
nos indicar algumas evidências do quão prejudicial pode ser muitas
pessoas dividindo um espaço restrito.
Tais estudos inclusive foram utilizados como base para
o desenvolvimento da teoria acerca da proxêmica, por Edward T. Hall
Como ocorreu a experiência?
Em 1962, John Calhoun publicou na revista Scientific
American um estudo de grande repercussão no meio científico. Sob o título “Densidade
Populacional e Patologia Social”, foi descrito em um experimento as
consequências do aumento da população de ratos em uma gaiola com um comedouro
na parte central e outros distribuídos pelos cantos, onde ia sendo aumentado
progressivamente o número de ratos no interior de uma gaiola. O aumento da
população tornava-os agressivos, capazes de atacar sexualmente e de devorar os
demais.
No final, com a gaiola apinhada, os ataques sexuais e
as mortes se multiplicavam, bem como a ferocidade das lutas em defesa de
posições privilegiadas junto à vasilha com comida colocada na parte central,
embora houvesse acesso fácil aos comedores localizados nos cantos da gaiola. O
autor concluiu que a superpopulação coloca o indivíduo e o sistema social sob
estresse, mecanismo responsável pela eclosão de violência.
O artigo “Densidade Populacional e Patologia Social”,
passou a ser citado 150 vezes por ano. Desde então, seu estudo foi incluído
como um dos “Quarenta estudos que mudaram a Psicologia”, comparando-se com
artigos de grandes pensadores, como Freud, Pavlov, Milgram, Rorschach, Skinner
e Watson (Hock, 2004)
Evidentemente que uma só experiência, com
ratos, não poderia refletir o mesmo resultado, pois somos seres de complexidade
maior. Entretanto, com ressalvas, o estudo tem seus méritos, se agregado com
outros fatores (como culturais, proxêmicos, regras de exibição, etc).
Voltando as compras.
Após trazermos à tona os estudos de John Calhoun (com
as ressalvas indicadas anteriormente, pois não podemos afirmar que o
experimento por si só é conclusivo e adaptativo para nossa realidade, tal qual
como foi feito), podemos perceber a importância de dispor de um espaço adequado
em nossa loja, bem climatizado, com espaços bem definidos, informações de fácil
acesso, etc.
Preste atenção na próxima vez que frequentar algumas
lojas, em quais você se “desligou” do ambiente por ter suas necessidades, mesmo
que apenas as fisiológicas (como calor, sede, nível de ruído, etc) atendidas,
podendo se concentrar exclusivamente na compra. Agora imagine fazer a mesma
compra em um lugar quente, com alta poluição visual e sonora, dentre outros
fatores “perturbadores”, qual loja provavelmente seria a escolhida para efetuar
a compra?
Sem entrar em questões mais complexas de nossa psiquê, como
satisfação, status, etc. Pense nisso!
Abaixo, destacamos alguns exemplos práticos de como
diminuir os efeitos negativos da aglomeração:
Ø
Quanto mais amplo o espaço e menos “barreiras” (como
móveis, por exemplo) existirem, melhor, tendemos a ficar mais à vontade neste
tipo de “configuração”, algumas lojas já adotam este conceito, fornecendo um
amplo espaço para o cliente circular dentro da loja (muitas vezes maior que a
própria vitrine com os produto);
Ø
Evite entradas da loja e demarcações para filas com
espaços restritos, pois se as pessoas estiverem se esbarrando na loja, a menos
de 30 cm umas das outras, tenha certeza de que estarão se sentindo muito
desconfortáveis;
Ø
Climatize o ambiente de forma agradável (nem muito
frio, nem muito quente). Sabemos que este critério é um pouco subjetivo,
portanto use do bom senso;
Ø
Deixe à disposição alguém que possa fornecer
informações ou qualquer “mimo” para o cliente. Algumas redes possuem atendentes
especializados nos produtos e outros especializados em tornar o ambiente mais
agradável, oferecendo água, suco, etc;
Ø
Tente tornar o ambiente “acolhedor”, um exemplo que
vem crescendo bastante é o espaço para o marido, filho, acompanhante, etc da
cliente: um espaço reservado com sofá, tv, ar condicionado, bebidas,
brinquedos, etc…tudo para que a cliente fique à vontade para observar/comprar
os itens da loja. Note que isto é muito comum em revendas de automóveis,
separando um espaço mais confortável para o cliente.
Estes foram apenas alguns exemplos, assim, reflitam
bastante na criação dos “ambientes comerciais”, e caso o mesmo já esteja
pronto, tente avaliar o que pode ser melhorado nos termos propostos no presente
artigo, as vezes, pequenas alterações podem repercutir positivamente nas
vendas."
Obrigado
e boas observações ;)
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